RSS

O meu livro preferido...



“As ilhas são lugares de solidão e isso nunca é tão nítido como quando partem os que apenas vieram de passagem e ficam no cais, a despedir-se, os que vão permanecer. Na hora da despedida, é quase sempre mais triste ficar do que partir.”
Quando se ama o mundo dos livros torna-se difícil escolher um … a escolha é impossibilitada pela certeza de que o livro das nossas vidas ainda está para ser descoberto. São inúmeros os livros que colocaria na mala de viagem se me obrigassem a seleccionar os objectos que levaria para uma ilha deserta ou mesmo para o degredo em terras de São Tomé… e ficaria sempre a sensação de que não teria comigo os suficientes.
Equador é uma das minhas mais recentes leituras. Absorvi cada palavra e cheguei ao final com vontade de continuar a ler… ficou a sensação do vazio e da perda, a tristeza de ter que abandonar as personagens que me acompanharam durante alguns dias e passaram a constituir também a história da minha vida… sim, porque os bons livros têm a capacidade de ficar impregnados em nós.
Quanto à história propriamente dita, creio que Miguel de Sousa Tavares demonstra um louvável trabalho de investigação sobre a problemática da escravatura nas nossas ex-colónias, misturando realidade e ficção num desfilar de personagens que retratam bem a realidade então vivenciada, inundando-nos com a sensualidade e a paixão de algumas estórias dentro da História. Não retirando qualquer mérito às séries televisivas, uma leitura a não perder!!!
Professora Delfina Vernuccio