RSS

25 de Outubro

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar foi mai um dia de festa na nossa BiblioEBSA. A leitura foi rainha e todos se sentiram inspirados e participaram com gosto nas actividades propostas.
Começámos às 10h00 a
Dar Voz às Palavras em Inglês e Espanhol, pelos professores José Paulo Ribeiro e Miguel Melo.

Seguiu-se uma apresentação de leitura, numa introdução sugestiva d"O Principezinho" pela "nossa" contadora de histórias, Laura Braz e acabámos a manhã com um recital de poesia, numa viagem pela lusofonia a 3 vozes. Mais uma vez o professor Miguel Melo se juntou a nós para em conjunto com as professoras Lucília Lisboa e Aldina Ramos recitar aos alunos do 9ºC e do 7ºA vários poemas de escritores de lingua / expressão portuguesa, que deixaram sabor a pouco pois acabámos em pleno com os alunos a pedir em coro "só mais um".

Tchim e a AliMentaÇão

"Há prendas fantásticas! Não estão à venda em nenhuma loja e são o máximo!
- pensava o Tchim"
Assim começou a história e assim pensavam os nossos alunos do 6ºD, contentes por rever cá na escola a professora Laura Braz, que mais uma vez nos presenteou com a sua simpatia e "saber" para contar/ ler histórias!
A biblioEbsa participou assim na Semana da Alimentação organizada em parceria com o PES, aliando o tema à leitura, no fim saboreamos um pitéu com algumas gostosuras (e diabruras!), que culminaram a acção dos directores de turma e do jogo da Alimentação.

Día de la Hispanidad






Para celebrar o dia 12 de Outubro, dia dos falantes da língua espanhola, o docente de Espanhol, Miguel Melo, organizou um conjunto de iniciativas que mobilizaram a comunidade escolar. Assim no intervalo das 10h o átrio foi o palco para a música e a dança. A biblioEBSA prontificou-se, como sempre, a colaborar e aqui decorreram alguns momentos de leitura recreativa para os alunos que têm a disciplina em conjunto com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos sobre as personalidades e os grandes pintores do mundo hispânico. Também a professora Aldina Ramos se juntou a esta iníciativa e presenteou os presentes com a declamação de um poema de Pablo Neruda.

Una Caperucita Roja

Exposição de Aguarelas do pintor João Espada


Ainda no âmbito da comemoração do Centenário, está patente na BiblioEBSA entre 1 e 11 de Outubro, uma exposição de aguarelas do pintor algarvio João Espada.
Subordinada ao tema da Implantação da República estes dez trabalhos agora expostos constituem os originais da ilustração do livro "Amanhecer na Rotunda" que o artista publicou em Maio deste ano conjuntamente com José Sequeira Gonçalves.

100 ANOS DE REPÚBLICA

100 Anos de República na BiblioEBSA

Faz, no próximo dia 5 de Outubro, 100 anos que “nasceu” a República em Portugal. A efeméride, comemorada um pouco por todo o país, envolve municípios, museus, bibliotecas, escolas...

Também a BiblioEBSA continua a dinamizar actividades no âmbito destas comemorações com uma exposição temática e outras actividades que a equipa está a preparar para os próximos dias.

Para quem quiser desde já dar uma espreitadela, deixamos aqui alguns materiais, para irem abordando o assunto: sugestões de livros, endereços de páginas da internet relacionadas com o tema e algumas notícias de jornais da época.


SUGESTÕES DE LIVROS




LIGAÇÕES:

Recursos digitais sobre a I República para o 2º CEB:
http://nonio.eses.pt/eb1/professores/aula_1.asp?periodo=1

Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República:
http://www.centenariorepublica.pt/

Secção das Escolas - http://www.centenariorepublica.pt/lista-area/republica-escolas

RTP sobre as Comemorações do Centenário da República:
http://ww1.rtp.pt/wportal/sites/tv/centenariodarepublica/

Exposição «Letras e cores, ideias e autores da República»:
NOTÍCIAS DA ÉPOCA

Livro que ladra não morde

Inserido no propósito do Plano Nacional de Leitura, "Livro que ladra não morde!", pretende ser, ao mesmo tempo um espectáculo educativo, formador, criativo, lúdico e divertido.

Para assistir a este espectaculo concebido e apresentado pelo grupo A Gaveta, levámos, em articulação com as docentes de Lingua Portuguesa Lucília Lisboa e Aldina Ramos, à Biblioteca Municipal Lídia Jorge das turmas do 6ºE e 8ºD no passado dia 27 de Setembro.

Autores como Luísa Ducla Soares, Álvaro Magalhães, Manuel António Pina, Sophia de Mello Breyner Andersen e/ou António Torrado são apresentados em forma de diálogo constante, interactivo, com alunos, professores e pais. Promovendo o livro como fonte inesgotável de conhecimento, beleza e prazer.


Tudo começa com uma simples mala de viagem. O que contém a mala? Uma peruca, um microfone, um par de óculos para a neve e livros. Muitos livros. Esses objectos mágicos que nos permitem viajar sem dar um passo em frente ou para trás.

A viagem acontece à medida que os livros vão sendo retirados da mala e lidos.
Lidos, cantados, dramatizados.
E à estranha pergunta feita a dada altura: Já ouviram algum livro ladrar?
A resposta final será surpreendente.

Neste regresso às aulas...



Damos as boas vindas aos nossos amigos com um poema de Silas Corrêa Leite


Sou cheia de cavidades, conteúdos, somas
Tábuas paralelas, segurando sonhos
Sou alta, larga, profunda – com glórias
Carrego das vidas, todas as histórias

Sou aquela que registra a própria civilização
Sou mais importante do que o pão
Sou forte, plena cortejada e vaidosa
Sou cheia de luz, em verso e prosa

Tenho brilho por ter romance de alguém
Sou altamente cultural também
Sou a que guarda os tesouros da terra
O Reino das palavras, na Paz e na guerra

Sou a que só se desfaz por acidente
Por incêndio - ou demente
Tenho páginas de rostos no meu Ser
Em belo acervo de aventura e prazer
Sou a que é certa por linhas certas
O mundo mágico dos Poetas
Sou a maravilhosa biblioteca
Reino da fantasia para mentes abertas.

Para terminar este ano lectivo, declaramos.....


... até Setembro!

Semana da Biodiversidade

Decorre de 31 de Maio a 4 de Junho na nossa biblioteca a Semana da Biodiversidade. Com vários momentos e exposições, procuramos alertar a nossa comunidade escolar para a necessidade de poupar recursos e "lutar" pela sustentabilidade da Terra:



Dia de Portugal - ...imaginemos um sonho chamado República...


No ambito do programa de Comemoração do Centenário da República, recebemos hoje no auditório da nossa escola os autores do livro "Amanhecer na Rotunda", o "romance da implantação da República em 12 capítulos ilustrados"
José Sequeira Gonçalves, autor, e João Espada, ilustrador, apresentaram-nos a sua obra envolvendo-nos, de forma divertida e animada, que nem demos pelo passar do tempo...









Comemoração do Dia de Portugal


Bibliotecas de Albufeira já estão em rede


Desde a semana passada, a Câmara de Albufeira , a Biblioteca Municipal Lídia Jorge e as bibliotecas das Escolas e Agrupamentos de Escolas de Albufeira, funcionam em rede.

A autarquia assinou o protocolo com as escolas e agrupamentos do concelho que prevê a cooperação entre as bibliotecas escolares e a municipal, formalizaando assim a colaboração entre estas estruturas e criando uma rede para gerir e otimizar os recursos documentais, organizar iniciativas de promoção da leitura e literatura, bem como estabelecer e facilitar a prática de empréstimo entre bibliotecas.

25 de Abril

Para assinalar mais um aniversário da Revolução de Abril'74, convidámos os pais a partilhar e explicar aos filhos esta data e a sua experiência. A professora Ana Pereira de HGP dinamizou preparou as suas turmas que leram o Manifesto das Forças Armadas e declamaram o poema "As portas que Abril Abriu" de Ary dos Santos, acompanhados à viola pelo professor Jorge Ponte.

23 de Abril - Dia Mundial do Livro

Não podiamos deixar passar este dia sem promover a leitura e, claro, os livros.
Com muito empenho e dedicada colaboração da professora Aldina Ramos, organizou-se uma Sessão/Circulo de Leituras em que os alunos do 8º Ano apresentaram as suas escolhas e motivaram os colegas para a leitura das obras apresentadas.

25 de Abril - O Tesouro

















Até já!

No 2º Período

A Leitora + foi a

















Olha Vyshynska

Pedro Seromenho na BiblioEBSA

Em duas animadas sessões de 60 minutos cada, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho esteve conosco na manhã de dia 22 de Março e apresentou o seu trabalho aos nossos alunos dos 5º e 7º Anos, conversando, brincando e, sobretudo, cativando os presentes com as divertidas peripécias dos personagens das suas obras.
Para além da apresentação do livro 900– A História de um Rei, trouxe-nos ainda a Nascente de Tinta bem como a Rita-Cola (uma garafa de Coca-cola) e a Maria Camomila (um bule de chá)os mais recentes personagens saídos da sua imaginação.
Entrecortados nestas “aventuras” ficaram os momentos de pura magia em que desenhou a pedido dos alunos dois desenhos que depois ofereceu à BiblioEBSA. e mostrou a todos as ilustrações originais dos seus livros.

De 22 a 26 de Março - Árvore da Poesia

A BiblioEBSA não podia deixar em branco uma data tão importante como o Dia Mundial da Poesia. Como esta coincide com o Dia da Árvore e da Floresta, associaram-se estas datas com uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos do 9ºA e B, na disciplina de Artes Visuais, com a prof.ª Ana Gordinho, intitulada A Árvore - geometrização / simplificação da forma.



Em simultâneo, toda a comunidade é convidada a trazer a sua folha-poema para vestir a Árvore da Poesia

A BiblioEBSA também tem a sua árvore

Veja mais Fotos AQUI


Também aceitámos o desafio às escolas e já estamos no mapa!

História da Festa da arvore


21 de Março - Dia Mundial da Poesia



As árvores e os livros




As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (2002)

Dia do Pai

A Semana da Leitura 2010


Ver em ecrã completo

Nesta Semana - Feeling pela leitura....


Gotta Keep Reading
Este vídeo é uma reinterpretação do super-mega êxito "I Gotta Feelin’" (Black Eyed Peas com letra alternativa criada por Nicole Nasrallah e Janet Bergh)
Gotta Keep Reading
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good good book to read
ooo hoo
Gotta Keep Reading
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good good book to read
Pick up that book
And turn the page
You’ll never know
Just what you’ll find
Information Or Fantasy
Drama and Art
All make you smart!
...
Fill up my mind with non fiction
Let's get the facts and use them up
Collaborate
Graduate
feed your brain and then we'll just keep on reading
And reading and reading and reading and reading
and reading and reading
Lets read it some more
reading and reading and reading reading reading
keep reading and reading and reading
Gotta keep reading
ooo hoo

Comemoração do Centenário da República

Para comemorar o Centenário da República, a BiblioEBSA associou-se ao Departamento de História e irá preparar algumas actividades temáticas alusivas.


Assim, começamos por assinalar o 31 de Janeiro de 1891, com a exposição "A sociedade do Sec. XIX à República" que inclui:




- Exposição de Fotografias, Objectos e Trajes Contemporâneos à República


- Apresentação Multimédia


Exposição dos trabalhos do Concurso de BD - Os 50 Anos de Asterix



Numa organização conjunta da BiblioEBSA e do Departamento de Línguas,comemorámos os 50º Aniversário de Astérix com diversas actividades que incluiram sessões de cinema e um concurso de BD.


Tendo como objectivos promover a articulação curricular, articular conhecimentos e competências de L.íngua Portuguesa e Línguas Estrangeiras através da BD; motivar para o estudo da BD; aprofundar o estudo da personagem e da técnica de BD e contribuir para a construção de uma competência plurilingue e pluricultural, foi lançado em Dezembro o desafio aos alunos do 7º Ano e estes corresponderam , participando com trabalhos realizados em grupo.

A BD vencedora foi Astérix e os Lusitanos, realizado pelas alunas Ana Martins, Beatriz Fernandes, Francisca Bento e Nathalia Moura.

A este concurso associou-se ainda uma "caça ao personagem" através da descrição das suas características redigidas em diferentes línguas e coladas pelo chão da biblioteca.

Encontro com....

Maria Helena Marujo, Luís Miguel Neto e Leonor Balancho!
Um painel de convidados que deixou TPC's optimistas e boas gargalhadas a quem assistiu ao encontro.

A prof.ª Maria do Céu Ferreira em articulação com o prof. Fernando Carvalho da Escola Secundária de Albufeira e com a colaboração da BiblioEBSA, organizaram a palestra “Uma escola de afectos”, com três dos mais prestigiados representantes da Psicologia Positiva em Portugal.
Para além das turmas 11ºA, 11ºB e 10ºB da nossa escola, estiveram presentes duas turma da ESA,10º D da profª Cristina Moniz e 12ºC do prof. Fernando Carvalho.
O convite, extensivo aos Encarregados de Educação, foi aceite pela sr.ª Fátima Custódio, presidente da APEBSA.
A nossa também Direcção não faltou à chamada e abriu a sessão dando as boas vindas a todos os presentes.
Que bom que foi ver cerca de 100 jovens (e alguns menos jovens!) rirem com tanta satisfação!

O encontro com a escritora Leonor Xavier em Fotos

Numa organização conjunta do Departamento de Línguas e da BiblioEBSA, realizou-se hoje, no auditório, o encontro com a escritora Leonor Xavier, para os alunos das turmas 10ºC, 10ºD, 11ºA e 11ºB. Num diálogo directo e aberto, a escritora envolveu os alunos na conversa e animou o encontro partilhando o seu percurso de escrita.

12 de Janeiro - No Auditório da EBSA


Um poema de Graciete Monteiro





Janeiro é o mês da...Saudade.

Saudade é a ausência da presença.
Tristão de Ataíde


Ao longo do mês, os alunos são convidados a reflectir e participar deixando mensagens sobre o tema escolhido.