RSS

25 de Outubro

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar foi mai um dia de festa na nossa BiblioEBSA. A leitura foi rainha e todos se sentiram inspirados e participaram com gosto nas actividades propostas.
Começámos às 10h00 a
Dar Voz às Palavras em Inglês e Espanhol, pelos professores José Paulo Ribeiro e Miguel Melo.

Seguiu-se uma apresentação de leitura, numa introdução sugestiva d"O Principezinho" pela "nossa" contadora de histórias, Laura Braz e acabámos a manhã com um recital de poesia, numa viagem pela lusofonia a 3 vozes. Mais uma vez o professor Miguel Melo se juntou a nós para em conjunto com as professoras Lucília Lisboa e Aldina Ramos recitar aos alunos do 9ºC e do 7ºA vários poemas de escritores de lingua / expressão portuguesa, que deixaram sabor a pouco pois acabámos em pleno com os alunos a pedir em coro "só mais um".

Tchim e a AliMentaÇão

"Há prendas fantásticas! Não estão à venda em nenhuma loja e são o máximo!
- pensava o Tchim"
Assim começou a história e assim pensavam os nossos alunos do 6ºD, contentes por rever cá na escola a professora Laura Braz, que mais uma vez nos presenteou com a sua simpatia e "saber" para contar/ ler histórias!
A biblioEbsa participou assim na Semana da Alimentação organizada em parceria com o PES, aliando o tema à leitura, no fim saboreamos um pitéu com algumas gostosuras (e diabruras!), que culminaram a acção dos directores de turma e do jogo da Alimentação.

Día de la Hispanidad






Para celebrar o dia 12 de Outubro, dia dos falantes da língua espanhola, o docente de Espanhol, Miguel Melo, organizou um conjunto de iniciativas que mobilizaram a comunidade escolar. Assim no intervalo das 10h o átrio foi o palco para a música e a dança. A biblioEBSA prontificou-se, como sempre, a colaborar e aqui decorreram alguns momentos de leitura recreativa para os alunos que têm a disciplina em conjunto com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos sobre as personalidades e os grandes pintores do mundo hispânico. Também a professora Aldina Ramos se juntou a esta iníciativa e presenteou os presentes com a declamação de um poema de Pablo Neruda.

Una Caperucita Roja

Exposição de Aguarelas do pintor João Espada


Ainda no âmbito da comemoração do Centenário, está patente na BiblioEBSA entre 1 e 11 de Outubro, uma exposição de aguarelas do pintor algarvio João Espada.
Subordinada ao tema da Implantação da República estes dez trabalhos agora expostos constituem os originais da ilustração do livro "Amanhecer na Rotunda" que o artista publicou em Maio deste ano conjuntamente com José Sequeira Gonçalves.

100 ANOS DE REPÚBLICA

100 Anos de República na BiblioEBSA

Faz, no próximo dia 5 de Outubro, 100 anos que “nasceu” a República em Portugal. A efeméride, comemorada um pouco por todo o país, envolve municípios, museus, bibliotecas, escolas...

Também a BiblioEBSA continua a dinamizar actividades no âmbito destas comemorações com uma exposição temática e outras actividades que a equipa está a preparar para os próximos dias.

Para quem quiser desde já dar uma espreitadela, deixamos aqui alguns materiais, para irem abordando o assunto: sugestões de livros, endereços de páginas da internet relacionadas com o tema e algumas notícias de jornais da época.


SUGESTÕES DE LIVROS




LIGAÇÕES:

Recursos digitais sobre a I República para o 2º CEB:
http://nonio.eses.pt/eb1/professores/aula_1.asp?periodo=1

Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República:
http://www.centenariorepublica.pt/

Secção das Escolas - http://www.centenariorepublica.pt/lista-area/republica-escolas

RTP sobre as Comemorações do Centenário da República:
http://ww1.rtp.pt/wportal/sites/tv/centenariodarepublica/

Exposição «Letras e cores, ideias e autores da República»:
NOTÍCIAS DA ÉPOCA